Gestantes
A gestação é um período de muitas mudanças na vida de uma mulher, não só em seu corpo como também em seu ânimo. Por estar gerando uma nova vida dentro de si, ela se sente mais interessada e responsável por buscar informações de como cuidar de sua saúde para proporcionar um desenvolvimento saudável para o seu bebê. E quando falamos em saúde, há um tripé: corpo bem nutrido, ativo fisicamente e com a coluna ajustada.
Além de uma boa alimentação, as gestantes que já praticam esportes, mesmo as que já correm há algum tempo, devem conversar com seu médico para ter certeza de que estão liberadas para continuar praticando a atividade e também para readequar seus treinos. Grávidas não devem iniciar nenhuma atividade física a qual não estejam habituadas sem o consentimento de seu médico. É necessário cautela principalmente durante os três primeiros meses e os dois últimos da gestação.
Durante o período de gestação, hormônios provocam uma maior frouxidão nos ligamentos da coluna e da bacia – as articulações ficam mais “instáveis” para o momento da passagem do bebê. Há também o aumento do peso corporal e uma mudança do centro de gravidade do corpo da mulher, o que altera sua postura e por isso ocasiona desconfortos na coluna vertebral. Estima-se que cerca de 60% das mulheres gestantes sentem dores nas costas.
Como é um período delicado e que se deve evitar o consumo de remédios em geral, o tratamento com a quiropraxia oferece inúmeros benefícios tanto para a mãe como para o bebê. O ajuste quiroprático melhora a mobilidade da coluna e automaticamente relaxa a musculatura, gerando alívio e uma sensação de bem-estar profundo.
Os quiropraxistas são treinados para avaliar e se necessário ajustar a coluna e o corpo da gestante.
Benefícios do tratamento quiroprático durante a gravidez:
-
Prepara o quadril da mulher – gerando mais equilíbrio nas estruturas ósseas, musculares e ligamentares;
-
Permite ao bebê um local mais apropriado para se desenvolver, sem restrições à formação de sua coluna, crânio, e outras estruturas do esqueleto, além de possibilitar melhor posição para o nascimento;
-
Permite a não utilização de medicamentos durante este período tão delicado;
-
Reduz a pressão intrauterina e a possibilidade de posição invertida do bebê;
-
Proporciona um ótimo funcionamento do organismo, mantendo-o sem interferências na coluna vertebral e no sistema nervoso.
As únicas contraindicações ou restrições ao tratamento quiroprático durante a gravidez são:
-
Gestantes antes do 3º mês de gestação que nunca tiveram contato com a quiropraxia;
-
Gestantes com frouxidão ligamentar prévia;
-
Mulheres com histórico de Acidente Vascular Encefálico (também conhecido como AVC/derrame cerebral), osteoporose severa, entre outros.
Você sabia que contamos com equipamentos para atendimento compatível até as 40 semanas de gestação? Para acomodar confortavelmente as futuras mamães contamos com macas com sistema articulado "release" onde a barriga é confortavelmente encaixada na maca. Assim pode-se deitar de barriga para baixo normalmente.
Crianças
As crianças passam por um rápido crescimento e desenvolvimento durante os primeiros anos de vida. É um momento em que o crescimento musculoesquelético ocorre rapidamente e muitas vezes em "estirão", colocando estresse em seus corpos em formação. Embora as crianças não experimentem dor ou complicações óbvias por lesões músculo-esqueléticas, mesmo as menores subluxações podem piorar e causar dor mais tarde na vida se não forem tratadas. Felizmente, as crianças geralmente respondem de forma mais rápida e eficaz ao tratamento quiroprático do que os adultos, e o tratamento precoce também pode ajudar a prevenir problemas na coluna e nos nervos que possam se tornar sintomáticos no futuro.
Você sabia…
Que o tratamento quiroprático é adequado para crianças de todas as idades? Embora as técnicas de tratamento pediátrico sejam diferentes dos adultos, a premissa de cuidados é a mesma para um ano de idade ou aos 100 anos. Muitos pais escolhem trazer seus bebês para os ajustes pouco depois do processo de parto, que é fisicamente "traumático" para os recém-nascidos. Outras atividades que podem causar subluxação em crianças incluem aprender a rastejar, engatinhar, aprender a caminhar e sentar-se sem suporte durante longos períodos de tempo.
Como eu sei se meu filho precisa de tratamento quiroprático?
A menos que seu filho sofra uma lesão grave, pode ser difícil determinar se ele ou ela necessite de tratamento quiroprático. É por isso que recomendamos programar consultas periódicas de manutenção para garantir que a coluna vertebral e os nervos do seu filho estejam em ótimo alinhamento para o desenvolvimento da infância.
Com que frequência meu filho precisa de tratamento?
Se o seu filho está saudável e não está sofrendo com dor, pode se aconselhar consultas de rotina uma a duas vezes por ano. Se, no entanto, seu filho sofreu uma lesão que resultou em dor ou desequilíbrios como diferença a altura de ombros e quadril, perna mais curta que a outra ou restrição de movimentos, agende uma consulta o mais breve possível.
Além de melhorar a saúde articular, o que mais a Quiropraxia pode fazer para o meu filho?
Acreditamos que a saúde geral do corpo está conectada à coluna e aos nervos. Nós também acreditamos que o corpo é capaz de curar e recuperar de traumas e lesões quando é dada as ferramentas adequadas para fazê-lo. Embora os resultados do tratamento variem de criança para criança, a quiropraxia pode ser benéfica para melhorar as condições da infância, como TDAH, cólicas e até infecções freqüentes no ouvido.